sexta-feira, 15 de abril de 2011

Queda de edifício foi causada por erro estrutural


A queda do edifício Real Class foi causada por um erro de cálculo estrutural. É o que aponta o resultado do laudo da perícia do Centro Renato Chaves, realizada nos destroços do edifício da Real Engenharia, que desabou no dia 29 de janeiro deste ano. O edifício, de mais de 30 andares, estava em construção.

O resultado foi divulgado pelo secretário de Segurança Pública, delegado Luiz Fernandes Rocha, e o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Orlando Salgado, em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje (15).

Um perito do Centro de Perícias "Renato Chaves", explicou que houve falha na concepção do projeto estrutural, erro na escolha do modelo de cálculo, sem contar que a quantidade de ferro utilizado na estrutura das paredes era menor do que a que deveria ser utilizada. Ou seja, o projeto estrutural utilizado não tinha capacidade para suportar um prédio de 34 pavimentos.

Indagado sobre a possibilidade do edifício ter apresentado indícios de que estaria com problemas estruturais, o perito disse que o sub-solo, que era utilizado como depósito de materiais utilizados na construção, não havia iluminação, o que deve ter impedido a visualização de possíveis fissuras e rachaduras.

O delegado Rogério Moraes Luz, responsável pelas investigações, recebeu hoje o laudo pericial, que será anexado ao inquérito e utilizado de maneira oficial, descartando laudo técnico elaborado pela Faculdade de Engenharia Civil (FEC), por meio do Grupo de Análise Experimental de Estruturas e Materiais (Gaema), do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

(Soraya Wanzelle)

Nenhum comentário: