A Ferrari não é apenas uma máquina, é um mito, que encanta a todos, seja aonde estiver. É impossível falar na criatura sem falar no seu grande criador, Comendador Enzo Ferrari. Nascido 18 de Fevereiro de 1898, na Itália, Enzo Ferrari queria ser cantor de ópera, crítico ou piloto de competição.Enzo logo desistiu de ser cantor de ópera, por falta de voz e ouvido. Não tardou para ele abandonar a idéia de ser crítico, pois ele se iludio, dizendo que sempre haveria mais de uma interpretação para o que ele falava. Enzo serviu como voluntário na primeira guerra mundial, e tinha a missão de ferras as mulas que carregavam os canhões. A guerra trouxe duas marcas para o italiano: duas cirurgias e uma enorme força de vontade de sobreviver. Porém após a guerra Enzo enfrentou o difícil problema do desemprego, sendo recusado duas vezes, acabando sendo contratado como um opérario não qualificado da Costruzioni Mecanicche Nazionale (fábrica de tratores e veículos de artilharia).
Em 1919 Enzo decidiu ser piloto e participou de uma prova (pela primeira vez) em Parma Bercetto, na qual obteve a quarta colocação (a prova foi vencida por Antonio Ascari, pai de Alberto Ascari, que futuramente iria morrer ao volante de uma Ferrari).
Em 1929 ele decidiu se tornar independente, produzindo seus próprios carros (Alfa Romeo) para competir, porém três anos mais tarde descobriu que sua vocação não era nenhuma das que sonhava. Enzo abandonou as pistas e começou a preparar o futuro nas pistas de seu filho Dino, que havia nascido a pouco. Tempos depois a Alfa Romeo recomprou seus carros preparados por Enzo, que já continham a alma Ferrari. A Alfa acabou o contratando como diretor esportivo. E já em 1938 ajudou a formar a equipe oficial da Alfa Romeu, que foi uma das mais poderosas de sua época.
Pórem o primeiro carro inteiramente construído por Enzo foi feito durante a segunda guerra mundial em pleno esforço de guerra, aonde ele foi defender a Itália. Ele foi impedido de dar seu nome à criação e o carro foi chamado de Modelo 815, que foi entregue a Alberto Ascari, filho do falecido amigo de Enzo, Antonio Ascari. A fábrica da Ferrari foi destruída por três vezes durante a guerra, e foi nesta época que foi desenvolvido o modelo Ferrari 125 , em 1946, e pela primeira vez uma maquina teve o como nome Ferrari e como símbolo o " cavallino rampante". Em 1951 a Ferrari conseguiu sua primeira vitória na Formula 1, em Silverstone com José Froilán González.
Em 1956 a vida de Enzo mudaria radicalmente. Juan Manuel Fangio havia conquistado o titulo mundial pilotando uma Ferrari, porém neste mesmo ano Dino, filho unico (reconhecido) de Enzo morrera de distrofia muscular, com 24 anos. Depois deste acontecimento Enzo nunca mais foi ver seus carros num grande prêmio. Enzo tinha outro filho, Piero Lardi, fruto de um romance secreto, que só foi reconhecido aos 42 anos. Piero Lardi herdou 10% das ações da Ferrari e a vice presidencia quando Enzo falecera.
1961 foi o Ano em que a Ferrari venceria o mundial de construtores pela primeira vez.Em 1969 a Ferrari enfrentava diversos problemas econômicos e se associou a FIAT, com 50% de suas ações, sendo assim a Ferrari não se tornaria uma marca vulgarizada. O prórprio Enzo já definia "Por que uma Ferrari é como uma mulher; não se compra, deseja-se".
O dia 14 de Agosto de 1988 foi um dia negro para Ferrari, aos 90 anos Enzo deixa o mundo e a Ferrari. Antes de morrer Enzo desejara que o mundo só soubesse de sua morte após o seu sepultamente. Sua vontade foi realizada e o mundo só soube. Enzo era um homem repleto de particularidades. Todo dia 18 de Fevereiro ele ia comemorar seu aniversário almoçando no refeitório da fábrica da Ferrari junto aos funcionários. Foi no dia 18 de Fevereiro de 88 que Enzo fez sua última aparição em público, justamente no almoço na fábrica.
Cavallino Rampante: O cavalo símbolo da Ferrari é chamado de cavallino rampante. Durante a Segunda guerra mundial Enzo admirava um piloto da aeronáutica italiana, Franceso Baracca, que usava este cavalo como amuleto de sorte em suas missões de guerra. Pouco tempo depois da guerra, quando Enzo preparava seu primeiro carro, recebeu dos pais de Baracca o amuleto, que foi usado como símbolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário